25.7.11

FATORES DE ADESÃO E MANUTENÇÃO DE PRÁTICA DE AIKIDÔ

FATORES DE ADESÃO E MANUTENÇÃO DE PRÁTICA DE AIKIDÔ 
ACADêMiCO(A): Paulo José Pierin da Luz 
OriEntADOr(A): Prof. Osni Jacó da Silva 
É crescente o número de pesquisas que procuram entender os motivos que levam 
os indivíduos à prática de determinada atividade física, bem como a existência 
de facilitadores e barreiras para a mesma. O presente estudo teve por objetivo 
investigar os fatores determinantes da atividade física envolvidos na escolha da 
prática do Aikidô, assim como os motivos de manutenção (permanência) dos 
praticantes. Verificou-se os determinantes ambientais, pessoais e da atividade 
física em si. Para tanto foi realizado um estudo descritivo. A coleta de dados se deu 
através de um questionário adaptado de Ramos (2000), que procurou englobar 
os aspectos investigados. A escolha da amostra (n=26) foi realizada de forma 
acidental com os praticantes que estavam presentes no momento da aplicação do 
questionário e que já praticavam há mais de 2 meses na academia “Kawai Shihan 
Dojô”, da cidade de Florianópolis. Para a caracterização da amostra encontrou-se 
valores para a média de idade de 28,8 anos aproximadamente; a maior parte dos 
integrantes é solteira com escolaridade até o 3° grau completo ou incompleto; 
pertencem na maioria à classe econômica B e também na maior parte possuem 
atividade profissional atual. Nas características da aula, os principais dificultadores 
encontrados foram: a grande variedade de técnicas e exercícios (30,76%); e o 
pequeno número de aulas semanais (46,15%). O aspecto negativo mais apontado 
foi a distância de casa até o local da prática (30,76%). Aspectos como apoio da 
família e dos amigos mostraram-se positivos. A competência profissional e o 
relacionamento entre professor e aluno são os principais facilitadores à prática 
do Aikidô, dentre os praticantes 100% consideram ideal estes aspectos. Outros 
facilitadores encontrados nas características das aulas foram: a duração das aulas 
e o local onde ela ocorre com 92,30% respectivamente; a intensidade (88,46%); 
e o tamanho do grupo (73,04%). Os principais aspectos positivos encontrados 
estão: horário das aulas (73,07%); custos e transporte (46,15%, respectivamente). 
Os resultados encontrados mostram que apesar de 96,15% estarem satisfeitos 
com os resultados obtidos, os motivos de adesão inicial não permanecem os 
mesmos para o grupo em relação à manutenção da prática. A competência 
profissional e o relacionamento com o professor são os aspectos que mais 
facilitam a permanência dos praticantes.

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